Bolo de pêssego com calda de framboesa e sorvete

  • Ícone de serve

    Serve 10

  • Ícone de tempo

    Tempo prático de 30 min, tempo de forno 80 min, mais resfriamento

Este bolo de pêssego maravilhosamente úmido de cabeça para baixo é servido com sorvete de baunilha refrescante e um molho de framboesa intenso para adicionar camadas extras de sabor frutado.

Ou que tal pêssegos assados ​​embebidos em rum, com bolo de gengibre jamaicano?

Nutrição: por porção

Calorias
478kcals
Gordo
21,9g (13,1g saturado)
Proteína
6,1g
Carboidratos
61g (41,6g de açúcares)
Fibra
3,3g
Sal
0,3g

Nutrição: por porção

Calorias
478kcals
Gordo
21,9g (13,1g saturado)
Proteína
6,1g
Carboidratos
61g (41,6g de açúcares)
Fibra
3,3g
Sal
0,3g

Ingredientes

Para o bolo

  • 2 latas de 400g com gomos de pêssego em calda
  • 225g de manteiga sem sal, mais extra para untar, bem amolecida
  • 200g de açúcar refinado
  • 3 ovos caipiras médios, batidos
  • Raspas de 1 limão
  • 250g de farinha simples
  • 1½ colher de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de creme único
  • 3 colheres de sopa de geléia de pêssego ou damasco, aquecida e peneirada, para esmalte
  • Sorvete de baunilha para servir

Para o molho de framboesa

  • 400g de framboesas congeladas
  • 3-4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (ou a gosto)
  • 3 colheres de sopa de licor de framboesa (opcional; você também pode usar apenas água)
  • Esprema suco de limão

Você também vai precisar …

  • Forma para bolo de 20cm de fundo solto, untada, a base forrada com papel manteiga

Método

  1. Para o bolo, aqueça o forno a 180 ° C / 160 ° C ventilador / gás 4. Escorra os gomos de pêssego e seque com papel de cozinha em abundância. Disponha os segmentos mais bonitos (cerca de metade) na base da forma de bolo em uma única camada – eles devem ser embalados juntos, mas não se tocando. Corte aproximadamente os segmentos restantes em terços.
  2. Em uma tigela grande, usando a batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos em 3 porções, batendo bem a cada adição e, em seguida, adicione as raspas de limão. Em uma tigela separada, misture a farinha e o fermento com uma pitada de sal e, em seguida, usando uma colher grande de metal (e em três vezes) dobre na massa do bolo. Junte as natas e depois os pêssegos picados.
  3. Com cuidado, coloque a mistura para bolo sobre os pêssegos da forma preparada, tomando cuidado para não estragar o padrão do fundo. Alise a parte superior da mistura e leve ao forno por 40 minutos. Abaixe o forno para 160 ° C / 140 ° C ventilador / gás 3 e asse por mais 40 minutos até que a parte superior esteja dourada e um palito enfiado no centro saia limpo. Deixe esfriar na forma por 10 minutos, depois inverta o bolo sobre uma gradinha (para que os pêssegos fiquem por cima). O topo do bolo ficará pálido, mas não se preocupe – ele será coberto mais tarde. Deixe esfriar completamente.
  4. Enquanto o bolo esfria, faça o molho de framboesa. Coloque as framboesas, açúcar de confeiteiro, licor / água e limão suco em uma panela, adicione um pouco de água e aqueça levemente até ferver. Mexa a mistura para quebrar as framboesas e cozinhe por 5 minutos ou até que todas as frutas estejam quebradas. Prove o equilíbrio – você pode adicionar um pouco mais de açúcar, suco de limão ou licor. Quando estiver satisfeito, passe a mistura por uma peneira, pressionando firmemente com uma colher de pau para que apenas as sementes e o mínimo de frutas possível fiquem na peneira (descarte-as). Reserve o molho até a hora de servir.
  5. Assim que o bolo esfriar, aqueça a grelha em médio-alto. Pincele a geléia por toda a parte de cima do bolo para que fique bem glaceado. Coloque em uma assadeira e grelhe até que a geléia borbulhe e começa a caramelizar. Dependendo em qual geléia você está usando, pode ser necessário adicionar um pouco de açúcar refinado e grelhar por um pouco mais de tempo
    para obter um acabamento caramelizado realmente dourado. Quando estiver satisfeito com a cor, retire o bolo da grelha e sirva imediatamente com sorvete de baunilha e molho de framboesa ou mantenha em um recipiente hermético em temperatura ambiente até que esteja pronto para cortar mais tarde no mesmo dia.

delicioso. dicas

  1. O bolo fica melhor no dia em que é feito. O molho de framboesa vai manter na geladeira em um recipiente lacrado por até 5 dias.

Assine nossa revista

Inscreva-se no delicioso. revista este mês e ganhe 2 anos pelo preço de 1!

Se inscrever

Baixe nossa versão digital

Assine a edição digital de delicious. revista

Se inscrever

Assine a edição digital de delicious.  revista